Gulf Air Opera Primeiro Voo Transcontinental Abastecido Com SAF

Inspeção SAFA realizada com sucesso no Aeroporto Internacional de Helsinque-Vantaa

Manama, Reino do Bahrein - A Gulf Air, a transportadora nacional do Reino do Bahrein, operou recentemente seu primeiro voo transcontinental de baixa emissão que decolou de Helsinque, na Finlândia, para o Aeroporto Internacional do Bahrein. Operado pelo carro-chefe da companhia aérea Boeing 787-9 Dreamliner, o vôo de emissão mais baixa usado operou o combustível de aviação sustentável fornecido pela Neste para realizar o voo flypast icônico da companhia aérea no 2021 Fórmula 1 Gulf Air Bahrain Grand Prix no mês passado. Os Assuntos de Aviação Civil do Ministério dos Transportes e Telecomunicações (MTT) e da Bahrain Petroleum Company (Bapco) apoiaram este voo histórico e forneceram consultoria à Gulf Air para conduzir a operação com sucesso.

(Divulgação)

Durante a parada em Helsinque, a Gulf Air foi submetida a uma inspeção SAFA aleatória que consistiu em uma verificação de segurança na rampa dos aeroportos dos Estados membros da União Europeia e foi concluída com êxito, sem descobertas.

A frota de Boeing 787-9 Dreamliner da Gulf Air está programada para suas rotas de longo curso e está equipada com motores Rolls-Royce Trent 1000 que apresentam eficiência de combustível superior e emissões reduzidas, consumindo 20% menos combustível e produzindo cerca de 20% menos emissões do que a aeronave que substituíram na frota anterior da Gulf Air. Neste MY Sustainable Aviation Fuel™ fornece uma solução imediata para reduzir as emissões de carbono do vôo. De forma limpa e ao longo do ciclo de vida, seu uso resulta em até 80% * menos emissões de gases de efeito estufa em comparação com o combustível fóssil para aviação *.

Comentando em nome da Gulf Air, o Capitão Waleed AlAlawi, CEO em exercício, disse: “Este é um marco importante para a Gulf Air e um capítulo importante de nossa história. Este voo com emissões mais baixas marca o início de nossa jornada em nossa estratégia futura de explorar o uso de Combustível de Aviação Sustentável em nossas aeronaves e mantendo nosso compromisso de reduzir nossas emissões de carbono.” Ele acrescentou: “Trabalhamos em estreita colaboração com a Neste, bem como com a Civil Aviation Affairs e com a Bapco na capacidade de consultoria, para operar este voo especial de Helsinque para o Bahrein. Estamos explorando os potenciais e possibilidades de uso do combustível de aviação sustentável para um amanhã melhor para as gerações vindouras e para o nosso planeta ”

Elogiando a iniciativa e o sucesso da Gulf Air na operação de seu primeiro voo internacional de baixa emissão, Sua Excelência o Subsecretário para Assuntos de Aviação Civil, Sr. Mohamed Thamir AlKaabi declarou “Como regulador da indústria da aviação e como Estado Membro da Organização da Aviação Civil Internacional - que está trabalhando em um Plano de Ação Civil para reduzir as emissões de CO2 da aviação internacional - estamos comprometidos em adotar medidas e definir políticas para incentivar o uso de combustível de aviação sustentável. Estamos satisfeitos em ver a Gulf Air embarcar nesta jornada e por contribuir com os esforços da indústria para melhorar a eficiência do combustível e reduzir as emissões.”

“Nós, em Bapco, continuamos a manter nossa promessa de estar à frente das necessidades de energia de nossos clientes. O uso de Combustível de Aviação Sustentável pela Gulf Air e a indústria da aviação fornecerá uma solução para reduzir as emissões de carbono dos voos e pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% em comparação com o combustível fóssil para aviação”, disse Khalid Buhazza, Gerente Geral de Marketing em Bapco.

* Método de cálculo: Diretiva de Energia Renovável da UE 2009/28/EC