França E Bruxelas Chegam A Acordo Sobre Novo Apoio À Air France

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, anunciou no domingo que alcançou um “acordo de princípio” com a Comissão Europeia para conceder um novo apoio financeiro para a Air France, que em troca terá que abandonar “um certo número de slots” no aeroporto de Paris Orly.

(© PressTur)

O ministro, segundo o jornal francês “Le Monde”, disse que o montante do apoio financeiro será discutido com a Air France e que haverá uma reunião do Conselho de Administração da companhia aérea hoje, segunda-feira, para validar o princípio de acordo.

“Esta é uma notícia muito boa para a Air France e para todo o setor da aviação francês”, disse Bruno Le Maire, referindo-se a uma negociação “dura”, “longa e difícil” que acabou com um “bom acordo” e destacando que a Air France “ terá que fazer esforços para melhorar a competitividade”.

Em troca do apoio financeiro, a Comissão Europeia exigiu que a Air France deixasse “24 slots de aterragem e descolagem em Orly”, o que o ministro considerou demasiado. “Haverá um abandono de uma série de nichos europeus, mas não 24”, disse Bruno Le Maire.

“Não posso dar o número hoje, porque deve primeiro ser apresentado ao Conselho de Administração da Air France (...), mas será menos”, garantiu o governante.