Etihad Airways Opera Quarto Voo EcoFlight No Programa Etihad Greenliner

- O serviço em Roma é o primeiro de muitos testes planejados para 2021 no Programa Etihad Greenliner

- O voo do Dia da Terra remove 1.731 peças de plástico de serviço e reduz as emissões de CO2 em mais de 1.925 kg.

- Operada com a assinatura da Etihad Greenliner, a aeronave é totalmente neutra em carbono durante todo o ano de 2021 (aproximadamente 80.000 toneladas de CO2), no primeiro programa de compensação de carbono da região.

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos - A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, operou seu primeiro ecoFlight para 2021, continuando a pesquisa e os testes no âmbito do programa Etihad Greenliner para avaliar as iniciativas de sustentabilidade ambiental durante os serviços programados. Este é o quarto ecoFlight da Etihad, operado na aeronave Greenliner da companhia aérea, que é totalmente compensado para todas as operações até 2021 como parte da missão da companhia aérea para voos neutros em carbono.

(© Etihad Airways)

O primeiro 2021 ecoFlight, EY83, partiu de Abu Dhabi para Roma em 17 de abril, testando uma série de iniciativas de otimização de voo e motor, bem como melhorias de produtos a bordo para reduzir peso e plásticos de uso único, com testes bem-sucedidos a serem incorporados à programação regular operações.

A bordo, o teste se concentrou em três pilares principais: produtos sustentáveis, iniciativas incorporadas identificadas em ecoFlights anteriores para reduzir plásticos de uso único e um estudo geral de redução de peso. A Etihad também testou iniciativas para mitigar os desafios impostos pela Covid-19, levando para casa a missão do Programa Etihad Greenliner de identificar desafios e convocar a indústria a trabalhar em conjunto para soluções significativas que garantam segurança, inclusão ambiental e fiscal.

Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group, disse: "A Etihad assumiu um compromisso significativo e tangível com a sustentabilidade e o futuro da aviação há mais de um ano, quando lançamos o programa Greenliner em parceria com a Boeing, GE e outras empresas de aviação líderes, em seguida, com nosso compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2050 e reduzir pela metade nossos níveis de emissões líquidas até 2035. Desde então, e durante toda a pandemia, mantivemos o caminho, com uma série de ecoFlights durante 2020, bem como parceria com a Boeing, NASA e Safran no programa 2020 ecoDemonstrator. Agora, em 2021, estamos intensificando nossos esforços para que os testes ecológicos não se limitem a ecoFlights trimestrais, mas sim a uma parte das operações sempre ativa e presente para testar, refinar e implementar iniciativas de sustentabilidade. Esse tipo de teste incremental do mundo real é a base do programa Greenliner, que nos permitirá continuar os esforços de P&D em oportunidades de descarbonização."

"Não se trata apenas de resolver as emissões da Etihad, mas de apoiar toda a indústria para enfrentar o maior desafio que enfrentaremos nas próximas três décadas."


Produtos Sustentáveis, Redução De Peso E Resíduos De Cabine

O Rome ecoFlight viu a remoção e substituição de 1.731 itens de plástico descartáveis ​​do serviço a bordo, com uma redução de peso de 108 kg, economizando 60 kg de emissões de CO2. Isso segue os esforços no primeiro ecoFlight para Brisbane em 2019, onde 43 itens de plástico descartáveis ​​foram removidos das operações a bordo, resultando em uma economia anual de 17 toneladas de resíduos de aterro e novamente em 2020, quando a companhia aérea operou um ecoFlight para Bruxelas, retirando do voo 2.639 plásticos descartáveis, o que equivale a aproximadamente 8,8 kg de redução de peso.

Iniciativas viáveis ​​testadas no último ecoFlight serão adaptadas para operações padrão no futuro, contribuindo para a meta da Etihad de remover 80% dos plásticos descartáveis. Com base nos esforços da teoria circular, a companhia aérea abordou as regulamentações internacionais de resíduos com uma iniciativa de reciclagem para gerenciar melhor os resíduos da cabine. Regulamentações rígidas de resíduos forçam as companhias aéreas internacionais a incinerar todos os materiais contaminados, e esforços foram feitos para identificar fornecedores que ofereçam produtos que não liberem emissões prejudiciais na incineração, como potes de bagaço EcoWare, que são compostáveis ​​e feitos de plantas. O vôo produziu e desviou com sucesso 8,1 kg de material reciclável do aterro.


Parceiros Pró-Sustentabilidade

Com uma gama de fornecedores sustentáveis, o voo focou em evitar itens de uso único, encontrando substitutos que são produzidos localmente, adquiridos nos Emirados Árabes Unidos e atendem ao requisito de serem leves e não intensivos em energia no processo de limpeza ou não impactantes no processo de descarte.

O ecoFlight apresentou as garrafas de água vegetais sustentáveis ​​da Al Ain Water a bordo. Ele também apresentou a startup baseada em Abu Dhabi 'The Concept' bandejas de refeições sustentáveis ​​feitas a partir de garrafas de água usadas, e BambuuBrush, por sua escova de dentes de bambu reciclada altamente sustentável .


Eficiências Operacionais

Iniciativas operacionais testadas continuam a avaliar e confirmar os aprendizados de ecoFlights anteriores para otimização de trajetória de vôo, incluindo subida otimizada e descida contínua. Um ecoFlight anterior para Dublin mostrou que, em comparação com um voo padrão do Boeing 787 naquela rota, o ecoFlight reduziu o tempo de viagem em 40 minutos e reduziu as emissões de CO2 em três toneladas.


Otimização De Voo

Após extensos testes e colaboração com autoridades de navegação aérea globalmente em ecoFlights anteriores, a otimização de voo se tornou um procedimento operacional padrão da Etihad sempre que possível. O ecoFlight viu a companhia aérea evitar com sucesso 1.386 kg de CO2 apenas por meio de eficiências operacionais.

O voo também aproveitou a ferramenta de Planejamento de Voo Probabilístico da Boeing para otimizar a rota e a eficiência de combustível, avaliando as rotas possíveis, levando em consideração a incerteza na previsão do tempo para usar menos combustível, independentemente dos ventos reais. Essa tecnologia tem o potencial de reduzir as emissões anuais de CO2 em toda a frota da Etihad em aproximadamente 2 milhões de kg. (4,4 milhões de libras).

“A otimização de voos é um dos primeiros lugares que devemos buscar para economia de combustível e CO2 como uma indústria. É uma solução simples e elegante para economias incrementais massivas que mudariam fundamentalmente a indústria e nos colocariam no caminho para um futuro sustentável ”, disse Douglas. “No entanto, simples não significa fácil de implementar. Requer cooperação em toda a indústria e, mais importante, além das fronteiras como uma resposta global coordenada, e esse tipo de cooperação precisa ser conduzido no nível regulatório.”


Água Potável

Adicionar dados de teste valiosos a iniciativas de eficiência operacional, como otimização de água potável, favorece muito esses testes, com este ecoFlight reduzindo as emissões de CO2 em 189 kg somente com essa prática. Os resultados do voo ajudarão a desenvolver um método mais eficiente para calcular as necessidades de água potável para operações futuras, com um impacto potencial anual de até 800 toneladas de combustível, ou 2.500 toneladas de CO2 economizadas em toda a frota.


Lavagem De Espuma De Motor

O ecoFlight segue o anúncio recente da parceria da Etihad com a GE Aviation, licenciando a companhia aérea para o inovador sistema de limpeza de motores a jato de espuma GE 360. O sistema removerá mais de 7.000 toneladas métricas de CO2 em 2021 das frotas GE90 e GEnx da Etihad. Os impactos já estão se mostrando inestimáveis, com essa iniciativa economizando 290 kg de emissões de CO2 neste voo.


Tratores Elétricos

O vôo mais uma vez aproveitou tratores elétricos, que foram testados com sucesso em ecoFlights anteriores e estão permanentemente implantados para atender 37% da Etihad e outros voos de companhias aéreas no aeroporto de Abu Dhabi, com um benefício anual de 309,5 toneladas de CO2 em emissões.

(© Etihad Airways)

Sustentabilidade E Covid-19

Com as operações ainda severamente afetadas pela Covid, o compromisso da Etihad com a sustentabilidade permaneceu no caminho certo, com a companhia aérea implementando uma série de iniciativas de sustentabilidade importantes em 2020:

Janeiro de 2020: Anúncio de metas de emissões líquidas zero para 2035 e 2050

Janeiro e fevereiro de 2020: primeiros dois voos ecológicos para Bruxelas e Dublin

Agosto de 2020: Parceria com a Boeing no programa ecoDemonstrator, pela primeira vez em uma aeronave 787-10

Outubro de 2020: Lançamento do primeiro Sukuk de transição do mundo e do primeiro financiamento vinculado à sustentabilidade na aviação global, levantando US$ 600 milhões ao vincular os termos às metas de redução de carbono da Etihad

Dezembro de 2020: Compromisso de compra de compensações de carbono para neutralizar completamente as emissões de CO2 da aeronave carro-chefe “Greenliner” ao longo de 2021

Fevereiro de 2021: Parceria com a GE para lançar 360 Foam Wash para remover mais de 7.000 toneladas métricas de CO2 em 2021 da frota da Etihad


Programa Etihad Greenliner

Este ecoFlight é o mais recente esforço em direção à aviação sustentável, conduzido sob a bandeira do programa Etihad Greenliner, que é a mensagem motriz da companhia aérea para a sustentabilidade, unindo tecnólogos e visionários em um chamado às armas.

Um pilar fundamental do programa é a parceria global estratégica Etihad-Boeing, liderada por um Boeing 787 Dreamliner com tema especial para testar produtos, procedimentos e iniciativas destinadas a reduzir as emissões de carbono das aeronaves.

A Etihad incentiva e convida parceiros de todo o setor de aviação a se juntar e testar iniciativas de sustentabilidade nas operações programadas do 787. Os resultados são então processados ​​e validados com a Etihad e seus parceiros, incluindo Boeing e GE, e as iniciativas mais sustentáveis ​​usadas como base para melhorar o desempenho da comunidade operacional global do 787.

O Programa Etihad Greenliner é uma chamada aberta à ação para um esforço colaborativo para preservar o luxo das viagens aéreas, protegendo e mitigando o impacto no meio ambiente, comprovado ainda mais com seu slogan de sustentabilidade: Etihad Airways: De Abu Dhabi para o mundo.