Aena Instala No BCN-El Prat Acelerador Internacional De Startups

• O programa Aena Ventures financia com € 50.000 cada um dos cinco startups selecionadas, que poderão ganhar contratos de até 2 milhões de euros com a Aena.

• As startups participantes terão sua sede na emblemática torre de controle do Terminal T2 do Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona El Prat.

• A aceleradora desenvolverá projetos de inovação na área de viagem para o aeroporto, experiência do passageiro, comunicação com o passageiro, sustentabilidade nos aeroportos e tratamento dos bagagem.

• O período de aceleração começará com as Boas-vindas da Semana Aena Ventures, que se realizará de 12 a 16 de abril em Barcelona.

O Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat sediará a sede de acelerador de startups internacional que Aena criou com o objetivo para promover a inovação e tecnologia em suas áreas estratégicas de lidar. Aena Ventures promoverá iniciativas que desenvolvam tecnologias disruptivas de uma forma inovadora, sustentável e eficiente para dar soluções para os desafios atuais e futuros do setor de transporte aéreo.

(Divulgação)

As cinco startups participantes da Aena Ventures, da França, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Espanha, serão instalados no emblemática torre de controle localizada próximo ao Terminal T2, onde estarão acompanhado por mentores especialistas no setor aeroportuário para dar treino aos projetos que possibilitem o aproveitamento da tecnologia e novos modelos de negócios em infraestruturas aeroportuárias, e desenvolver sistemas inteligentes para melhorar a experiência do cliente.

Cada um dos projetos terá um financiamento de € 50.000 para a implementação de suas idéias. Além disso, cada um deles opta por obter um contrato com a Aena de até 2 milhões de euros para o desenvolvimento e implantação de sua ideia em aeroportos selecionados.

O processo de aceleração desses projetos de empreendedorismo começará com a celebração da Semana de Boas-Vindas da Aena Ventures, que será presencial em Barcelona de 12 a 16 de abril, e que terá todas as medidas higiênico-sanitárias para garantir a segurança do evento e de todos os seus participantes. É cerca de uma semana repleta de atividades e workshops para startups onde, entre outros dinâmica, grupos de trabalho serão realizados para delinear os detalhes do piloto que cada uma das empresas executará durante os 6 meses que o programa de aceleração dura.

Empresas de 33 países optaram por participar do programa Aena selecionou os participantes do programa Aena Ventures em processo que já teve 254 projetos cadastrados, dos quais 55% eles foram internacionais de 33 países diferentes. O chamado tem se concentrado no desenvolvimento de propostas em cinco desafios para o futuro do setor aeroportuário: agilidade nos procedimentos e viagem para o aeroporto, a experiência do passageiro, comunicação para o passageiro, sustentabilidade e gestão de bagagem.

A Meep, empresa de origem espanhola, vai desenvolver um projeto para planejar rotas combinando todos os modos de transporte, incluindo compra de bilhetes integrada e análise das rotas menos saturadas.

A China, também espanhola, vai facilitar experiências turísticas entre a China e Espanha e propõe o desenvolvimento de uma aplicação que permite comunicação mais ágil e gerenciamento de pagamentos para viajantes na China.

A Airbot, fundada no Reino Unido, oferece tecnologia que torna mais fácil comunicação eficaz entre aeroportos e passageiros, melhorando o relacionamento entre os dois por meio de uma solução de bate-papo multicanal.

Carwatt, de origem francesa, apresentou uma iniciativa em que converte veículos de combustão em energia elétrica, podendo ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes em aeroportos.

Y Dubz, dos Emirados Árabes Unidos, está comprometido com uma solução inovadora que consiste em facilitar a coleta, Check-In e entrega de bagagem em casa e para os hóspedes do hotel no dia da sua viagem.

Ao final do período de aceleração, que se estenderá até o mês de outubro, as startups mostrarão suas conquistas no evento final do processo, o Aena Ventures Demo Day, onde terão a viabilidade de sua aplicação no ambiente aeroportuário.