Movida Conclui 1ª Fase Do Projeto De Reflorestamento Do Corredor Do Araguaia

Programa Carbon Free, que busca descarbonizar as emissões dos carros alugados, supera o plantio de 143 mil mudas de árvores

São Paulo - A Movida Aluguel de Carros comemorou neste final de semana o dia mundial da árvore (19/03) com boas notícias. A locadora concluiu a primeira fase do plantio de 1 milhões de mudas no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, um dos maiores do Brasil. Com uma área de 10,8 milhões de hectares, com 2.600 km de comprimento e 40 km de largura, a região conecta dois dos mais importantes ecossistemas do mundo: a floresta Amazônica e o Cerrado, passando por 112 municípios de 6 estados (GO, MT, MS, PA, TO e MA).

Movida plantará 1 milhões de mudas no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia até 2022.
(© GWA)

Em parceria com a ONG Black Jaguar Foundation, a Movida iniciou o plantio no local em 2019, sendo que já foram cultivadas 98 mil mudas na estação chuvosa, entre outubro de 2019 e março de 2021. O plano é alcançar o compromisso de 1 milhão de mudas até o final 2022, que resultará no sequestro de 146.000 toneladas de CO2 da atmosfera no decorrer dos próximos 26 anos e contribuirá com um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo.

Para Lívia Friseira, responsável pela área de sustentabilidade da Movida, o capitalismo consciente e o protagonismo do setor privado são peças-chave da transição para uma economia de baixo carbono. "Participamos ativamente do esforço global para a estabilização da concentração das emissões de gases de efeito estufa (GEE), investindo fortemente em sustentabilidade, para ser cada vez mais uma empresa melhor para o mundo", comenta.

A Movida privilegia projetos de reflorestamento de áreas degradadas, pois eles realmente sequestram o carbono, diferente de outras ações, como os créditos de carbono, que estão, em sua maioria, focados na redução de emissão de processos já existentes. Além disso, os plantios funcionam não apenas como instrumento para neutralização das emissões, mas proporcionam impacto positivo, uma vez que promovem diversos outros benefícios para a fauna e a flora, além de contribuem com as comunidades locais através da geração emprego e renda.

Programa Carbon Free - Não é de hoje que Movida atua em projetos de reflorestamento e combate às emissões de gases de efeito estufa. Em 2009, foi a primeira locadora a ter um programa de compensação que neutraliza as emissões de CO2 geradas durante a locação, mesmo antes da assinatura do acordo de Paris. Até hoje o projeto já plantou mais de 141 mil mudas de árvores em diferentes biomas brasileiros, como a Mata Atlântica e o Cerrado.

"Tanto o Programa Carbon Free quanto o projeto de reflorestamento do Corredor de Biodiversidade do Araguaia tem relação direta com as ODS´s 13 e 15 do Pacto Global da ONU e são importantes para alcançarmos o nosso objetivo de ser uma companhia carbono zero até 2030 e carbono positivo até 2040", conclui Friseira.

Estas ações contribuíram também para que a Movida conquistasse diversos certificados reconhecimentos do mercado nos últimos anos. Em janeiro de 2020, a Movida tornou-se, a primeira locadora do mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação Internacional de Empresa B, movimento global criado com o objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Também foi a primeira locadora a fazer parte do ISE, carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, que busca fazer uma análise comparativa da performance das empresas de capital aberto sob o aspecto da sustentabilidade, considerando eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. Um ano depois, além de se manter no ISE, a companhia estreou no Índice Carbono Eficiente (ICO2), que reúne empresas que demonstram comprometimento com a transparência de suas emissões e possuem uma estratégia voltada para uma economia de baixo carbono.

Para conferir mais de perto o plantio no Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, acesse o vídeo a seguir, feito com o ator e apresentador Cássio Reis, que foi até o interior do Pará para verificar e registrar o trabalho realizado diretamente no campo.

Para mais informações sobre o Programa Carbon Free acesse a página de sustentabilidade da Movida: clique aqui.