Turismo De Portugal Forma 89 Refugiados E Imigrantes Com O Programa REFUTUR

O Turismo de Portugal anunciou que 89 pessoas de diversas nacionalidades já concluíram o curso de formação em turismo para refugiados e imigrantes, no âmbito do programa RefuTur.

(© PressTur)

Em comunicado, o Turismo de Portugal sublinha que “esta formação pretende qualificar os participantes com competências profissionais que os habilitem a trabalhar em empresas do turismo, sendo que podem optar pelas vertentes de restauração (cozinha, restaurante e bar) ou alojamento (serviço de andares e lavandaria/rouparia), permitindo-lhes adquirir as competências essenciais para o acesso à atividade profissional”.

O curso tem uma duração total de 158 horas e é leccionado nas Escolas do Turismo de Portugal do Porto, Lisboa e Setúbal. A formação “assume um cariz marcadamente técnico e focado na aprendizagem learning by doing, incluindo também componentes formativas nas áreas da comunicação, relacionamento interpessoal e língua portuguesa”.

O cruso “inclui ainda um estágio integrado com a duração de um mês, proporcionando uma aprendizagem prática em contexto de trabalho, realizado em unidades hoteleiras e de restauração”.

A iniciativa é desenvolvida pelo Turismo de Portugal em parceria com a Presidência do Conselho de Ministros e com o Alto Comissariado para as Migrações.

O Turismo de Portugal sublinha que desde a primeira edição do Programa RefuTur, em 2018, foram realizadas sete sessões de formação envolvendo um total de 168 refugiados e imigrantes, integrados ao abrigo de Programas coordenados pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Do total de participantes, 89 pessoas concluíram o curso, sendo de origens tão diversas como Angola, Bielorússia, Brasil, Cabo Verde, Cazaquistão, Nepal, Síria, África do Sul, Venezuela, Vietnam, Etiópia, Guiné, Guiné Conacri, Iraque, Jamaica, Libéria, Moldávia, Sri Lanka, Somália, Sudão e Zimbabué.