Korean Air Lança Inspeção Especial Nos Filtros De Ar Das Aeronaves

A Korean Air lançou uma inspeção especial nos filtros HEPA (ar particulado de alta eficiência) em suas aeronaves, em esforços para manter a segurança e a limpeza do ar da cabine.

Funcionários do setor de manunteção da Korean Air trocando os filtros HEPA nas aeronaves. (Divulgação)

Segundo a Korean Air, a companhia aérea realizou uma inspeção especial nos filtros HEPA e sistemas de circulação de ar em suas aeronaves. A companhia aérea realizou verificações do estado dos filtros HEPA instalados nos sistemas de circulação de ar e alterou os filtros que precisavam ser substituídos. A companhia aérea também verificou o desempenho geral dos sistemas de circulação de ar, testando a operação dos ventiladores de recirculação.

A Korean Air tem assegurado ativamente aos passageiros um ambiente seguro de bordo durante a pandemia do COVID-19. A Korean Air mantém a qualidade do ar da cabine com filtros HEPA e sistemas de circulação de ar que minimizam a propagação de vírus.

A Airbus também enfatizou a segurança do ambiente de bordo. De acordo com o principal fabricante de aeronaves, as aeronaves são projetadas em conformidade com todos os regulamentos de aeronavegabilidade para fornecer o mais alto nível de qualidade do ar da cabine.


■ Os filtros HEPA em voo removem 99,97% de todos os vírus e bactérias

Os filtros HEPA instalados em aeronaves removem efetivamente quase 100% de qualquer material particulado que possa estar presente no ar. Partículas maiores que 0,3 μm (micrômetro) não podem penetrar nas fibras próximas dos filtros. Mesmo partículas menores que 0,3 μm são filtradas quando aderem às fibras, seu processo varia com o fluxo ou a velocidade do ar. Esses filtros atendem aos padrões estabelecidos para as salas de operações de hospitais ou laboratórios médicos, filtrando quase todas as bactérias ou vírus microscópicos na cabine.

As gotas, conhecidas como o meio através do qual os vírus COVID-19 se espalham, têm 5㎛ de tamanho e as partículas de aerossol têm cerca de 1㎛ de tamanho. Os filtros HEPA removem eficazmente gotículas, partículas de aerossol e vírus COVID-19 que podem estar presentes a bordo.

A Korean Air troca regularmente filtros HEPA em suas aeronaves para garantir um desempenho efetivo. Em 2019, a companhia aérea gastou um bilhão de won coreano (quase 840.000 dólares americanos) na troca de filtros HEPA.


■ Sistema de circulação de ar em funcionamento durante o voo

Os sistemas de circulação de ar começam a operar quando o avião está no chão, quando a APU (Unidade de Energia Auxiliar) é ativada para a fonte de alimentação.

O sistema de circulação de ar continua a operar durante o voo. A cabine da aeronave é fornecida com uma mistura de ar externo e ar filtrado, combinada com uma proporção de 50 a 50.

O ar externo a uma altura de cruzeiro é de 50 graus Celsius, com um nível de umidade abaixo de um por cento. Quando o ar fresco entra no avião através de motores, ele é comprimido em alta temperatura. Em seguida, o ar passa pelo conversor de ozônio, que remove os componentes nocivos do ozônio. Em seguida, o trocador de calor ajusta a temperatura do ar.

O ar fresco é então misturado com o ar filtrado por HEPA antes de entrar na cabine. Esse processo o torna um ambiente inóspito para a sobrevivência de vírus e bactérias.


■ O ar da cabine flui de cima para baixo, impedindo a propagação de contaminantes

A direção do fluxo de ar também desempenha um papel crucial na prevenção da propagação do COVID-19 a bordo.

O ar esterilizado entra na cabine pelas aberturas no teto e sai pelo piso, criando um fluxo de cima para baixo. Mesmo se as gotículas contendo vírus forem lançadas no ar, elas cairão no chão, em vez de nos assentos ao redor. Isso leva a uma menor probabilidade de transmissão de vírus na cabine.

Além disso, o ar é trocado a cada dois ou três minutos. Geralmente, o ar é trocado a cada dez minutos nos hospitais e a cada vinte minutos nos escritórios.

A Korean Air está empenhada em impedir a propagação do COVID-19, realizando desinfecção regular e especial em todas as suas aeronaves. Além disso, a companhia aérea implementa o embarque na zona para minimizar o contato e exige que os passageiros usem máscaras em todos os voos.

Várias medidas tomadas pela Korean Air para garantir uma viagem aérea segura podem ser encontradas no site da Korean Air.