South African Airways Planeja Demitir Todos Os Funcionários

A South African Airways planeja demitir todos os funcionários, depois de o governo ter rejeitado dar mais apoio financeiro. A companhia aérea sul-africana ofereceu indenizações a todos os seus 4.700 funcionários a partir do final deste mês, depois dos administradores da empresa terem concluído que uma recuperação bem-sucedida da empresa é um cenário improvável, avança a “Bloomberg News”.


O valor básico da compensação será o pagamento de uma semana de trabalho por cada ano de serviço e dependerá da alienação bem-sucedida de ativos como imóveis, de acordo com o documento.

O Ministério sul-africano de Empresas Públicas revelou num comunicado que nenhum acordo foi concluído, e que há discussões com os sindicatos sobre alternativas ao atual modelo de negócio da South African Airways, o sucesso do processo de resgate do negócio, e o melhor resultado possível para os funcionários da companhia aérea.

A South African Airways teve lucro pela última vez em 2011, e tem ‘sobrevivido’ com resgates e acordos com o Estado para obter garantias de dívida, tendo sido colocada em proteção contra falência, em Dezembro.

O ministro das Empresas Públicas, Pravin Gordhan, disse no início da semana passada que o custo de evitar a pandemia de Covid-19 significaria que não seria possível avançar mais dinheiro, enquanto o ministro das Finanças, Tito Mboweni, disse que o encerramento da companhia aérea poderia ajudar a fortalecer as finanças do Estado.

Assim, o novo coronavírus pode significar o fim da South African Airways, que estava reduzindo rotas, e considerando cortes de empregos mesmo antes do surto forçar as companhias aéreas em todo o mundo a suspender operações.

Fonte: PressTur
Imagem: Bing Imagens