OMT Cria Comitê Mundial De Crise Para O Turismo

A Organização Mundial do Turismo, OMT, criou um comitê para lidar com as consequências para indústria mundial do turismo da pandemia do novo coronavírus. O comitê foi criado numa reunião virtual que contou com a participação dos presidentes do Conselho Executivo e das Comissões Regionais da OMT, representantes do seu setor privado, das Nações Unidas, e de diferentes setores privados ligados à indústria.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.

O secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili afirmou que o turismo "é o setor mais afetado e todas as nossas estimativas acabam por tornar-se obsoletas devido a esta realidade variável".

"O modo de subsistência de milhões de pessoas, e famílias, está em jogo, seja em centros urbanos ou em comunidades remotas, nas quais o turismo às vezes é a principal fonte de receitas e um veículo para a inclusão social", continuou o secretário-geral.

De acordo com o comunicado da OMT, 80% do setor do turismo é constituído por pequenas e médias empresas.

O Comitê Mundial de Crise para o Turismo vai lançar um guia com recomendações para uma recuperação que promova um crescimento sustentável. As ações do comitê passam por realizar reuniões virtuais regulares com o intuito de promover a coordenação e eficiência dos setores público e privado, governos, instituições financeiras internacionais, e as Nações Unidas.

Todos os participantes da reunião aceitaram integrar o comitê, que além dos elementos da OMT, vai contar com representantes da Organização Mundial da Saúde, da Organização de Aviação Civil Internacional, da Organização Marítima Internacional, da IATA (Associação da Aviação Civil Internacional), da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro, do Conselho Internacional de Aeroportos, e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

Créditos: PressTur
Imagem: Google Imagens