Mallorca Apresenta Seis Projetos A Serem Financiados Com O Turismo Sustentável

Reyes Maroto visita as Baleares, e o Partido Popular aproveita para exortar-lhe a pronunciar-se sobre a limitação dos cruzeiros no arquipélago

O Consell de Mallorca apresentou seis projetos à Comissão para a Promoção do Turismo Sustentável para receber o financiamento do imposto arrecadado neste ano. Como indicado em uma nota nesta sexta-feira, são iniciativas que contribuem para "diversificar a economia da ilha, promover o turismo sustentável fora da alta temporada e preservar seu próprio patrimônio" - onde uma dessas propostas do Consell é o projeto 'Green film shooting. Tiro e turismo sustentável ", que visa transformar Mallorca em um" espaço de liderança como um destino de tiro verde ". Como eles explicaram, "eles promoverão o setor audiovisual, o que contribui para a diversificação econômica e o ajuste sazonal da ilha".


Outro dos projetos é o da “Promoção de artesanato e produtos locais sustentáveis” que, como eles afirmaram, contribuirão para a “diversificação econômica e inovação do tecido empresarial de Maiorca” e “estimularão o emprego, especialmente durante a temporada baixa".

Quanto aos projetos de conservação e restauro do patrimônio cultural, o Consell apresentou várias iniciativas, entre as quais a restauração da igreja e os espaços da Cartuxa de Valldemossa; a restauração de 120 órgãos históricos de Maiorca e a compra do depósito de Pedret de Bóquer, em Pollença.


Limitação De Cruzeiros Nas Ilhas Baleares

O Partido Popular (PP), das Ilhas Baleares, exortou o Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, a pronunciar-se "claramente" sobre a limitação dos cruzeiros nas Ilhas Baleares, aproveitando a sua visita a Maiorca, prevista para este domingo, para participar de um ato de homenagem ao jornalista Pere Serra, em Sóller.

A influência popular do "investimento milionário" fez nos portos das Ilhas Baleares a se adaptar a uma infra-estrutura para a chegada de mais navios de cruzeiro. Além disso, afirmam que esta atividade gera “mais de 150.000 empregos” no arquipélago.

"Estamos passando por uma notável desaceleração econômica, agravada pelas políticas tributárias, restritivas e proibicionistas do governo do Pacte que representa um grande perigo para nossa economia, e milhares de empregos", afirmou o deputado do PP no Parlamento, Salomé Cabrera.


Envolvimento Do Estado

Diante de um hipotético cenário de limitação de cruzeiros, do PP eles se perguntam qual será o destino dos “milhões pendentes” para executar o Plano de Portos, das Ilhas Baleares. Além disso, eles perguntam se o Puertos del Estado vai realizar investimentos para que os navios ancorados nos portos das Ilhas Baleares possam se conectar à rede elétrica para parar os motores, e evitar emissões poluentes.

"Uma das demandas históricas do setor de turismo nas Ilhas Baleares é o envolvimento do Estado na melhoria das áreas maduras e na modernização das áreas turísticas em geral", disse Cabrera, que diz que as ilhas estão em uma situação de "desvantagem” em comparação com outras autonomias.