II Fórum De Turismo De Braga Debateu O Futuro Do Setor

Debater as novas tendências do turismo foi o mote do Fórum de Turismo de Braga, que se debruçou sobre as novas dinâmicas, na competitividade e nos desafios que o turismo enfrenta, promovendo a partilha de experiências entre profissionais e empresários ligados ao setor

A segunda edição do Fórum Turismo de Braga realizou-se em 5 de Abril, sexta-feira passada, no Altice Forum Braga. Ao longo do dia, diferentes agentes debateram o impacto da tecnologia e das redes sociais no turismo e o papel das Cidades Criativas da UNESCO neste setor. Durante a sessão de abertura, o presidente da CM Braga, Ricardo Rio, lembrou que a cidade tem sofrido uma transformação, sendo que “atualmente somos um dos concelhos mais inovadores e exportadores do país e temos vindo a registar um crescimento exponencial da atratividade turística”.


Foram referidos os recursos existentes neste concelho, a oferta diferenciada e a capacidade de proporcionar novas experiências aos visitantes. “Braga é uma cidade autêntica que possui recursos endógenos que marcam a diferença”, referiu o autarca, para continuar: “São esses recursos que possibilitam responder à tendência atual no turismo, que se prende com a procura de experiências genuínas”.

Promovido pela autarquia bracarense e pela Associação Comercial de Braga, o Fórum evidenciou as novas dinâmicas no setor e a adaptação dos bracarenses ao aumento do turismo na cidade. Para Ricardo Rio, “Braga tem sabido conciliar o desenvolvimento do setor turístico com as necessidades de salvaguarda dos que cá habitam”, sendo que “os bracarenses têm-se integrado nesta realidade cada vez mais multicultural e cosmopolita”.