Espanha E Portugal Apostam No Turismo Rural Para Atrair Turistas Internacionais

O Congresso Europeu de Turismo Rural será realizado nos dias 29 e 30 de maio e reunirá mais de 200 empresários dos dois países

Espanha e Portugal apostam no turismo rural para atrair turistas internacionais, por isso se uniram sob o slogan 'Destino Ibérica, turismo rural sem fronteiras', no Congresso Europeu de Turismo Rural (Coetur) - onde o turista espanhol é o segundo mercado mais importante para Portugal, embora até 60% dos viajantes espanhóis digam que nunca praticaram turismo rural neste país, e que o  congresso que se reunirá nos dias 29 e 30 de maio para mais de 200 empresários dos dois países tem como objetivo principal fortalecer laços para consolidar uma oferta única para o cliente estrangeiro e, durante um dia e meio, mais de 40 especialistas discutirão o assunto em diferentes perspectivas.


Espera-se que a reunião envolva a secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, e o secretário de Estado da Valorização Interior, João Paolo Caterino, bem como diferentes representantes das instituições hispano-portuguesas.

Nesta ocasião, as Aldeias Históricas de Portugal e do concelho do Sabugal vão atuar como anfitriões, com o apoio institucional do Centro de Turismo de Portugal e Turismo de Portugal.

Além disso, o Congresso introduz pela primeira vez a figura de território convidado que a Extremadura terá, representada através da sua Direção Geral de Turismo.


Espanha, 2º Mercado Emissor

A Espanha ocupa o segundo lugar em termos de mercados emissores para Portugal. Um em cada quatro viajantes espanhóis que viajam para o país vizinho escolhe o turismo rural para desfrutar de uma fuga agradável em contato direto com a natureza, segundo dados extraídos do recente relatório do Observatório do Turismo Rural de 2019.

Um relatório elaborado pela EscapadaRural.com , em conjunto com a Escola Universitária CETT-UB, assegura que 68% disseram ter visitado Portugal em algum momento das suas vidas. Destes, 24% fizeram isso para praticar o turismo rural.

Preferido pelos espanhóis para a prática de turismo rural em Portugal viajantes, são a Região Norte, escolhido por 26% dos turistas rurais e as contas da região Centro para 21% dos viajantes, seguido pelo Alentejo, com 18%, e Algarve com 14%.

No caso dos inquiridos que alegaram nunca ter praticado turismo rural em Portugal, 60% admitiram não o ter feito devido ao desconhecimento da oferta turística do país.

61% destes indicaram encontrar uma oferta de preço muito atraente como a principal motivação para ter sua primeira experiência de turismo rural no país vizinho.

Fonte: Agenttravel - Destinos